Ficha Técnica do Curso: Segurança e Qualidade do Serviço nos transportes de passageiros
Refª: FB_205


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Este curso tem como objetivo transmitir conhecimentos teórico-práticos aos formandos para que possam praticar uma condução mais segura e, consequentemente, contribuírem para a redução da sinistralidade rodoviária e a gravidade das suas consequências. A utilização correta dos tacógrafos; Noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida; segurança, higiene e saúde no trabalho e os riscos a que está exposto e aplicar medidas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais relacionados com o contexto de trabalho. Adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

Objectivos Gerais:

Este curso tem como objetivo transmitir conhecimentos teórico-práticos aos formandos para que possam praticar uma condução mais segura e, consequentemente, contribuírem para a redução da sinistralidade rodoviária e a gravidade das suas consequências. A utilização correta dos tacógrafos; Noções básicas de primeiros socorros e conhecimento de suporte básico de vida; segurança, higiene e saúde no trabalho e os riscos a que está exposto e aplicar medidas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais relacionados com o contexto de trabalho. Adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Serviços de transporte

Programa:

1.

Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (12h)

1.1.

Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

1.2.

Riscos Gerais e a sua prevenção

1.3.

Elementos Básicos de Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais

1.4.

Riscos Específicos e a sua prevenção no respetivo sector de atividade económica de empresa

2.

Primeiros Socorros (7h)

2.1.

Primeiros socorros – fundamentos

2.2.

Acidentes de pele – formas de atuação

2.3.

Acidentes do esqueleto – formas de actuação

2.4.

Acidentes digestivo – formas de actuação

2.5.

Acidentes circulatórios – formas de actuação

2.6.

Acidentes respiratórios – formas de actuação

2.7.

Outros tipos de acidentes – formas de actuação e prevenção

2.8.

Primeiros cuidados em situações específicas

3.

Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Serviço (6h)

3.1.

Atitudes do/a motorista e imagem de marca

3.2.

Diferentes papéis do/a motorista

3.3.

Componente relacional do/a motorista face aos diferentes interlocutores do/a

3.4.

motorista

3.5.

Comunicação: Características e Obstáculos

3.6.

Relacionamento interpessoal em contexto profissional: Trabalho em Equipa Assertividade

3.7.

Da Conduta com os passageiros

3.8.

Organização do Trabalho e Gestão do Tempo

3.9.

Consequências de um litígio nos planos comercial e financeiro

4.

Condução defensiva, económica e ambiental (8h)

4.1.

Princípios Base da condução Eficiente ou Eco- Driving

4.2.

Vantagens

4.3.

Condução económica

4.4.

Fatores que influenciam o consumo de combustível

4.5.

Cadeia cinemática (motor, caixa de velocidades e eixo traseiro)

4.6.

Peso

4.7.

Forças e resistência

4.8.

Circulação Urbana: Fatores de Risco

4.9.

Obstáculos na circulação urbana

4.10.

Ações e Capacidades de um motorista

5.

Tacógrafos e Regulamentação Social (7h)

5.1.

Legislação Enquadradora

5.2.

Definições gerais

5.3.

Modelos de Tacógrafo: Analógico e Digitais

5.4.

Cartão Tacográfico: Descarregamento, consulta, armazenamento e impressão de dados do Tacógrafo Digit

5.5.

Análise e interpretação dos registos efetuados pelos tacógrafos (analógica e digital)

5.6.

Utilização dos suportes de registos (Folhas de Registo e cartão do Condutor)

5.7.

Tempos de Condução, Pausa e Repouso

5.8.

Obrigações do Condutor

5.9.

Obrigações do Empresário

5.10.

Infrações

5.11.

Responsabilidade pelas infrações

5.12.

Entidades Fiscalizadoras

5.13.

Entidades com competência para a organização dos processos de contraordenação

Carga horária total: 40h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:

Pedro Silva, Raquel Moreira, Ricardo Lopes, Rogério Louro


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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