Notícias
Condução de Tratores Agrícolas / Formação Obrigatória - Novo Prazo

1 de Agosto de 2023



Foi prorrogado o prazo para a formação obrigatória da condução de tratores agrícolas (Despacho n.º7839/2023 de 31 de julho)



A partir de 1 de agosto de 2024, os condutores habilitados para as categorias B que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo II e os condutores habilitados para as categorias C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo III, têm que ter frequentado com aproveitamento a ação de formação COTS (Conduzir e Operar com o Trator em Segurança) ou da equivalente UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração), reconhecida nos termos do artigo 5.º do Despacho n.º 3232/2017, de 18 de abril.



Os titulares da carta de condução com as categorias T1, T2 e T3 não necessitam de frequentar esta ação de formação.



Para melhor esclarecimento, o IMT disponibiliza mais informação



https://drive.google.com/file/d/1I4PjsajglDUrJpY-2cm9ryYvVZr5JdH0/view?pli=1



 


Leia mais (+)

INQUÉRITO DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES FORMATIVAS

A sua opinião acerca das áreas de formação mais pertinentes para o seu desenvolvimento profissional é muito importante!

Agradecemos a sua colaboração preenchendo este inquérito!

Formação de Especialização

Práticas de comunicação assertiva na instituição

44 horas

Este curso visa dotar a participante de conhecimentos e técnicas que promovem a assertividade na comunicação e o trabalho em equipa, na gestão de situações laborais e com os pais, expressando as suas necessidades, opiniões e preferências de forma clara e objetiva, promovendo a inclusão social na instituição.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Formação Inicial Acelerada de Motorista de Pesados de Passageiros

140 horas

Conhecer as características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização; Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos; Saber optimizar o consumo de combustível; Saber assegurar a segurança e o conforto dos passageiros; Ser capaz de assegurar uma carga respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo; Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação; Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros; Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho; Saber prevenir a criminalidade e o tráfico de clandestinos; Saber prevenir os riscos físicos; Ter consciência da importância da aptidão física e mental; Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados; Saber adoptar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte; Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de passageiros e a organização do mercado; Conhecer as actuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras; Aperfeiçoamento da condução racional baseada nas regras de segurança.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Formação Complementar Transporte Coletivo de Crianças - TCC Renovação

20 horas

A Lei 13/2006, de 17 de Abril, regulamenta o transporte colectivo de crianças, aplicando-se a todos os casos de transporte colectivo de crianças de e para estabelecimentos de educação e ensino, creches, jardins de infância e outras instalações ou espaços onde decorram actividades educativas ou formativas, designadamente, o transporte para locais destinados à prática de actividades desportivas ou culturais, visitas de estudo e outras organizadas para a ocupação de tempos livres.
A condução de automóveis afectos à actividade de Transporte Colectivo de Crianças só pode ser efectuada por motoristas que possuam um certificado emitido pelo IMTT. Para acesso a este certificado é necessário a frequência de acção de formação que garanta conhecimentos sobre regras e medidas de segurança específicas do transporte de crianças, sobre primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Medidas de Prevenção COVID-19, Primeiros Socorros e Medidas de Primeira Intervenção em Incêndios

12 horas

Este curso visa dotar os formandos de ferramentas necessárias para a segurança no que se refere aos Primeiros Socorros, à prevenção do Covid-19 e em caso de incêndio.

Saiba mais (+)

Formação de Especialização

Manobrador de Máquinas de Elevação e Transporte, Compactação, Terraplanagem e Movimentação de Terras

12 horas

A formação habilita os participantes em competências para a prevenção dos riscos associados ao uso e ao manuseamento seguro dos equipamentos e cargas na operação de máquinas, de acordo com o artigo 32º do Dec. Lei 50/2005 que determina: “…Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados…”.
É responsabilidade da entidade empregadora assegurar que quem utiliza qualquer máquina automotora tem a formação adequada para operar as máquinas em segurança.
O condutor e a máquina são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos.

Saiba mais (+)

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.