1. |
Autoconhecimento e Estilos de Liderança (4h) |
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1.1. |
Identificar o próprio estilo de liderança. |
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1.2. |
Reconhecer os seus pontos fortes e áreas de melhoria como líder. |
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1.3. |
Compreender como o estilo de liderança se adequa à cultura de e à diversidade de |
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1.4. |
equipas. |
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1.5. |
Refletir sobre a liderança de serviço e a importância da inclusão num contexto VUCA. |
2. |
Comunicação, Feedback e Inteligência Emocional (4h) |
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2.1. |
Desenvolver autoconsciência e gestão emocional (componentes de inteligência |
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2.2. |
emocional). |
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2.3. |
Melhorar a escuta ativa e a capacidade de adaptação de comunicação a diferentes |
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2.4. |
perfis. |
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2.5. |
Saber estruturar e dar feedback construtivo; saber receber e utilizar feedback. |
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2.6. |
Utilizar storytelling e comunicação inspiradora em equipas multiculturais. |
3. |
Gestão de Equipas e Motivação (4h) |
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3.1. |
Compreender diferentes motivações individuais e coletivas (intrínseca vs extrínseca) e como |
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3.2. |
aplicá-las em equipas. |
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3.3. |
Desenvolver equipas de alto desempenho, reconhecendo papéis, processos, interações. |
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3.4. |
Gerir conflitos de forma construtiva, promovendo segurança psicológica. |
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3.5. |
Lidar com mudança organizacional e promover resiliência na equipa. |
4. |
Tomada de Decisão, Planeamento e Avaliação de Desempenho (4h) |
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4.1. |
Utilizar ferramentas para priorização de tarefas e melhorar a gestão do tempo no contexto |
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4.2. |
da hotelaria/turismo. |
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4.3. |
Tomar decisões com base em informação e gerir riscos. |
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4.4. |
Planeamento estratégico integrado na cultura da empresa e propósito da equipa. |
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4.5. |
Conteúdos: |
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4.6. |
Gestão do tempo e prioridades. |
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4.7. |
Planeamento estratégico: propósito, visão, alinhamento, produtividade, equipa e |
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4.8. |
operação. |
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4.9. |
Avaliação de desempenho, indicadores operacionais e comportamentais, feedback. |
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4.10. |
Planear e gerir mudança: como comunicar, gerir mudança, acompanhar o desempenho. |
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4.11. |
Desenvolver competências de comunicação assertiva para melhorar a interação |
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4.12. |
interpessoal no ambiente de trabalho, promovendo relações saudáveis, produtivas e |
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4.13. |
eficazes com colegas, superiores hierárquicos e clientes. |
| Carga horária total: 16h |