Ficha Técnica do Curso: Liderar em Alta Performance
Refª: FB_442


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

000 - Formação de Base


Apresentação:

O curso “Liderança de Alta Performance”, com a duração de 16 horas, foi concebido para desenvolver competências-chave nos líderes de hoje, com foco no autoconhecimento, comunicação eficaz, gestão de equipas e tomada de decisão estratégica. Este curso promove uma abordagem moderna e inclusiva da liderança, sensível aos desafios de contextos VUCA (Voláteis, Incertos, Complexos e Ambíguos), preparando os líderes para atuar com confiança, empatia e visão estratégica.

Objectivos Gerais:

Dotar os participantes de competências de liderança em alta performance,
centradas no autoconhecimento, comunicação eficaz, gestão de equipas e decisão estratégica.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Destina-se a profissionais com responsabilidades de gestão ou coordenação de equipas, especialmente em áreas como hotelaria e turismo, que desejem elevar a sua performance e a das suas equipas, através de uma liderança mais consciente, humana e orientada para resultados.

Programa:

1.

Autoconhecimento e Estilos de Liderança (4h)

1.1.

 Identificar o próprio estilo de liderança.

1.2.

 Reconhecer os seus pontos fortes e áreas de melhoria como líder.

1.3.

 Compreender como o estilo de liderança se adequa à cultura de e à diversidade de

1.4.

equipas.

1.5.

 Refletir sobre a liderança de serviço e a importância da inclusão num contexto VUCA.

2.

Comunicação, Feedback e Inteligência Emocional (4h)

2.1.

 Desenvolver autoconsciência e gestão emocional (componentes de inteligência

2.2.

emocional).

2.3.

 Melhorar a escuta ativa e a capacidade de adaptação de comunicação a diferentes

2.4.

perfis.

2.5.

 Saber estruturar e dar feedback construtivo; saber receber e utilizar feedback.

2.6.

 Utilizar storytelling e comunicação inspiradora em equipas multiculturais.

3.

Gestão de Equipas e Motivação (4h)

3.1.

 Compreender diferentes motivações individuais e coletivas (intrínseca vs extrínseca) e como

3.2.

aplicá-las em equipas.

3.3.

 Desenvolver equipas de alto desempenho, reconhecendo papéis, processos, interações.

3.4.

 Gerir conflitos de forma construtiva, promovendo segurança psicológica.

3.5.

 Lidar com mudança organizacional e promover resiliência na equipa.

4.

Tomada de Decisão, Planeamento e Avaliação de Desempenho (4h)

4.1.

 Utilizar ferramentas para priorização de tarefas e melhorar a gestão do tempo no contexto

4.2.

da hotelaria/turismo.

4.3.

 Tomar decisões com base em informação e gerir riscos.

4.4.

 Planeamento estratégico integrado na cultura da empresa e propósito da equipa.

4.5.

 Conteúdos:

4.6.

 Gestão do tempo e prioridades.

4.7.

 Planeamento estratégico: propósito, visão, alinhamento, produtividade, equipa e

4.8.

operação.

4.9.

 Avaliação de desempenho, indicadores operacionais e comportamentais, feedback.

4.10.

 Planear e gerir mudança: como comunicar, gerir mudança, acompanhar o desempenho.

4.11.

 Desenvolver competências de comunicação assertiva para melhorar a interação

4.12.

interpessoal no ambiente de trabalho, promovendo relações saudáveis, produtivas e

4.13.

eficazes com colegas, superiores hierárquicos e clientes.

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:


Formas de Organização:


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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