Cursos de formação

Liderar em Alta Performance
Refª: FB_442
Carga horária total: 16h


Apresentação
O curso “Liderança de Alta Performance”, com a duração de 16 horas, foi concebido para desenvolver competências-chave nos líderes de hoje, com foco no autoconhecimento, comunicação eficaz, gestão de equipas e tomada de decisão estratégica. Este curso promove uma abordagem moderna e inclusiva da liderança, sensível aos desafios de contextos VUCA (Voláteis, Incertos, Complexos e Ambíguos), preparando os líderes para atuar com confiança, empatia e visão estratégica.


Destinatários
Destina-se a profissionais com responsabilidades de gestão ou coordenação de equipas, especialmente em áreas como hotelaria e turismo, que desejem elevar a sua performance e a das suas equipas, através de uma liderança mais consciente, humana e orientada para resultados.


Localidades
Vila do Conde


Programa

1.

Autoconhecimento e Estilos de Liderança (4h)

1.1.

 Identificar o próprio estilo de liderança.

1.2.

 Reconhecer os seus pontos fortes e áreas de melhoria como líder.

1.3.

 Compreender como o estilo de liderança se adequa à cultura de e à diversidade de

1.4.

equipas.

1.5.

 Refletir sobre a liderança de serviço e a importância da inclusão num contexto VUCA.

2.

Comunicação, Feedback e Inteligência Emocional (4h)

2.1.

 Desenvolver autoconsciência e gestão emocional (componentes de inteligência

2.2.

emocional).

2.3.

 Melhorar a escuta ativa e a capacidade de adaptação de comunicação a diferentes

2.4.

perfis.

2.5.

 Saber estruturar e dar feedback construtivo; saber receber e utilizar feedback.

2.6.

 Utilizar storytelling e comunicação inspiradora em equipas multiculturais.

3.

Gestão de Equipas e Motivação (4h)

3.1.

 Compreender diferentes motivações individuais e coletivas (intrínseca vs extrínseca) e como

3.2.

aplicá-las em equipas.

3.3.

 Desenvolver equipas de alto desempenho, reconhecendo papéis, processos, interações.

3.4.

 Gerir conflitos de forma construtiva, promovendo segurança psicológica.

3.5.

 Lidar com mudança organizacional e promover resiliência na equipa.

4.

Tomada de Decisão, Planeamento e Avaliação de Desempenho (4h)

4.1.

 Utilizar ferramentas para priorização de tarefas e melhorar a gestão do tempo no contexto

4.2.

da hotelaria/turismo.

4.3.

 Tomar decisões com base em informação e gerir riscos.

4.4.

 Planeamento estratégico integrado na cultura da empresa e propósito da equipa.

4.5.

 Conteúdos:

4.6.

 Gestão do tempo e prioridades.

4.7.

 Planeamento estratégico: propósito, visão, alinhamento, produtividade, equipa e

4.8.

operação.

4.9.

 Avaliação de desempenho, indicadores operacionais e comportamentais, feedback.

4.10.

 Planear e gerir mudança: como comunicar, gerir mudança, acompanhar o desempenho.

4.11.

 Desenvolver competências de comunicação assertiva para melhorar a interação

4.12.

interpessoal no ambiente de trabalho, promovendo relações saudáveis, produtivas e

4.13.

eficazes com colegas, superiores hierárquicos e clientes.

(Carga horária total: 16h)
 

Requisitos mínimos de participação

1. Habilitações académicas (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Não especificado

Grau académico máximo: Escolaridade Minima Obrigatória

2. Situação profissional

Todas as situações profissionais são admitidas.

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