Ficha Técnica do Curso: Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho – Ergonomia e Movimentação Manual e Mecânica de Cargas
Refª: FB_439


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

000 - Formação de Base


Apresentação:

A saúde, a segurança e o bem-estar no trabalho são pilares fundamentais para o bom desempenho das organizações. Neste contexto, a ergonomia e a movimentação segura de cargas — manuais ou mecânicas — assumem um papel central na prevenção de lesões e doenças profissionais, especialmente as de natureza músculo-esquelética, que representam uma elevada percentagem dos acidentes de trabalho registados.

Objectivos Gerais:

Capacitar os participantes para identificar, avaliar e prevenir riscos associados à ergonomia e à movimentação manual e mecânica de cargas, através da aplicação de boas práticas e do cumprimento das normas legais e técnicas de segurança e saúde no trabalho.

Objectivos Específicos:

Ao final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
Compreender os conceitos fundamentais de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, incluindo a legislação aplicável e as responsabilidades legais dos empregadores e trabalhadores.
Reconhecer a importância da ergonomia na prevenção de lesões profissionais, aplicando princípios ergonómicos à organização e adaptação dos postos de trabalho.
Identificar riscos ergonómicos e físicos associados a posturas inadequadas, esforços repetitivos, levantamento de cargas e fatores ambientais.
Aplicar técnicas corretas de movimentação manual de cargas, minimizando o risco de lesões músculo-esqueléticas.
Conhecer os tipos de equipamentos de movimentação mecânica de cargas e os procedimentos de segurança associados à sua utilização, manutenção e sinalização.
Implementar boas práticas de organização do trabalho que promovam a redução do esforço físico e o aumento da eficiência.
Promover uma cultura de segurança baseada na prevenção, na comunicação eficaz e no envolvimento de todos os trabalhadores.

Destinatários:

Trabalhadores de diversos setores (indústria, logística, serviços, construção, etc.), técnicos de segurança, RH, supervisores e qualquer profissional envolvido em atividades físicas laborais.

Programa:

1.

Introdução à Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (1,5h)

1.1.

Conceitos fundamentais: acidente, incidente, doença profissional

1.2.

Legislação e normas (Lei 102/2009, Código do Trabalho, ACT)

1.3.

Responsabilidades do empregador e do trabalhador

2.

Princípios de Ergonomia (2,5h)

2.1.

O que é ergonomia e qual a sua importância?

2.2.

Princípios ergonómicos aplicados ao posto de trabalho

2.3.

Fatores ergonómicos: humanos, organizacionais e ambientais

2.4.

Riscos ergonómicos: postura, repetição, esforço físico

3.

Análise Ergonómica e Identificação de Riscos (1,5h)

3.1.

Fatores de risco ergonómico e suas consequências

3.2.

Métodos simples de avaliação (ex: RULA, REBA simplificados)

3.3.

Exemplo de análise ergonómica com imagens/vídeos

4.

Movimentação Manual de Cargas (2,5h)

4.1.

Conceito e legislação aplicável (Portaria 987/93)

4.2.

Fatores de risco na MMC: carga, postura, repetição, ambiente

4.3.

Lesões comuns: lombalgias, tendinites, etc.

4.4.

Técnicas seguras para levantar, transportar e colocar cargas

4.5.

Sinais de alerta do corpo: dor, fadiga, limitação de movimentos

5.

Movimentação Mecânica de Cargas (2,5h)

5.1.

Tipos de equipamentos: empilhadores, gruas, paleteiras, etc.

5.2.

Regras de segurança e operação

5.3.

Requisitos de formação e autorização

5.4.

Manutenção preventiva e inspeções

5.5.

Sinalização e comunicação durante operações

6.

Prevenção de Riscos e Boas Práticas (1,5h)

6.1.

Identificação e avaliação de riscos ergonómicos e físicos

6.2.

Estratégias para redução do esforço físico

6.3.

Organização e layout do posto de trabalho

6.4.

Fatores ambientais: ruído, iluminação, temperatura

7.

Cultura de Segurança e Responsabilidade (2h)

7.1.

O que é cultura de segurança?

7.2.

Exemplos positivos e negativos

7.3.

Como envolver equipas e lideranças

7.4.

Comportamentos seguros vs. arriscados

8.

Consolidação, Avaliação e Encerramento (2h)

8.1.

Síntese dos conteúdos abordados

8.2.

Debate final: aplicar os conhecimentos no dia a dia

8.3.

Avaliação de conhecimentos

8.4.

Avaliação da formação

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:


Formas de Organização:


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

FUTURBRAIN © 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.