Ficha Técnica do Curso: Liderança – Como Formar Equipas Vencedoras
Refª: FB_438


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

090 - Desenvolvimento pessoal


Apresentação:

Uma liderança eficaz é o motor do sucesso de qualquer organização. Saber liderar, motivar, inspirar e apoiar uma equipa é essencial para alcançar resultados de excelência. Este curso foi desenvolvido para capacitar líderes e gestores com as ferramentas necessárias para potenciar o desempenho das suas equipas e criar ambientes de trabalho colaborativos, produtivos e motivadores.

Objectivos Gerais:

Compreender que uma boa gestão de equipas é essencial para o sucesso organizacional.

Desenvolver a capacidade de liderar, motivar, inspirar e apoiar, reconhecendo o potencial de cada elemento da equipa.

Aplicar estratégias práticas de liderança para atingir os melhores resultados em equipa.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Líderes de equipa, coordenadores, gestores de projeto, responsáveis de departamento e outros profissionais com responsabilidades de gestão de pessoas.

Programa:

1.

1: Liderança com Propósito – Gerir Pessoas para o Sucesso (4h)

1.1.

A importância da liderança na gestão de equipas

1.2.

Liderar com visão, propósito e valores

1.3.

O papel do líder como facilitador, inspirador e potenciador de talentos

1.4.

Autoridade vs. influência: qual o verdadeiro poder do líder?

1.5.

Funções e estilos de liderança (com base em situações reais)

2.

2. Motivação e Inspiração – Libertar o Potencial da Equipa (4h)

2.1.

As principais teorias da motivação aplicadas ao contexto atual

2.2.

A importância do reconhecimento, envolvimento e autonomia

2.3.

Inteligência emocional e empatia na liderança

2.4.

Motivar em diferentes contextos: mudança, pressão, resultados

2.5.

Como inspirar e criar compromisso na equipa

3.

3: Equipas de Alto Desempenho – Como Construí-las e Gerí-las (4h)

3.1.

O que diferencia um grupo de uma equipa de alto desempenho?

3.2.

Etapas de desenvolvimento das equipas (Forming, Storming, Norming, Performing)

3.3.

Papéis e perfis nas equipas (Belbin e outros modelos)

3.4.

Coordenação, complementaridade e alinhamento de objetivos

3.5.

Gestão do desempenho: indicadores, feedback e melhoria contínua

4.

Comunicação e Resolução de Conflitos – O Papel do Líder (4h)

4.1.

Estilos de comunicação: impacto e eficácia

4.2.

Comunicação assertiva: dizer o que é preciso com empatia

4.3.

Comunicação como ferramenta de alinhamento e motivação

4.4.

Conflitos em equipas: causas, sinais e estratégias de resolução

4.5.

Delegar, alinhar e dar feedback com impacto

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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