Ficha Técnica do Curso: Práticas de Comunicação Assertiva na Empresa
Refª: FB_437


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

090 - Desenvolvimento pessoal


Apresentação:

A forma como comunicamos influencia diretamente a qualidade das relações de trabalho, a produtividade e o clima organizacional. Este curso foi desenvolvido para profissionais que pretendem expressar-se com clareza e confiança, evitando conflitos desnecessários e promovendo relações saudáveis no contexto laboral.

Ao longo de 16 horas, os participantes irão:

- Identificar o seu estilo de comunicação e reconhecer barreiras à assertividade.
- Aprender técnicas para comunicar eficazmente com colegas, superiores e clientes.
- Desenvolver a autoconfiança e o controlo emocional em situações desafiantes.
- Praticar estratégias de gestão de conflitos e feedback construtivo.

Com uma abordagem dinâmica e baseada em casos reais, esta formação permite transformar a forma como se comunica — com mais respeito, firmeza e empatia.

Objectivos Gerais:

Desenvolver a autoconfiança e eficácia nas comunicações entre superiores
hierárquicos, colegas e clientes;
· Reduzir as reações emocionais na gestão de relacionamentos laborais;
· Reconhecer as barreiras que interferem numa boa prática da comunicação assertiva;
· Praticar diariamente a assertividade na gestão da comunicação e o desenvolvimento
do trabalho em equipa;
· Gerir conflitos e adquirir acordos coletivos;

Objectivos Específicos:

Identificar estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo.

Aplicar técnicas de comunicação assertiva em diferentes contextos profissionais.

Praticar a escuta ativa e a empatia relacional.

Gerir conflitos de forma construtiva e orientada para soluções.

Comunicar com eficácia presencialmente, por telefone e por e-mail.

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

Introdução à Comunicação Assertiva (4h)

1.1.

Compreender os estilos de comunicação (passiva, agressiva, manipuladora e assertiva);

1.2.

Identificar comportamentos assertivos no dia a dia profissional;

1.3.

Conceito de assertividade;

1.4.

Benefícios da comunicação assertiva;

1.5.

Barreiras à comunicação eficaz;

2.

Como Comunicar Eficazmente com Colegas, Superiores Hierárquicos e Clientes (4h)

2.1.

Aplicar técnicas de comunicação assertiva em diferentes níveis hierárquicos

2.2.

Adaptar a linguagem e abordagem ao público-alvo

2.3.

Escuta ativa e empática

2.4.

Feedback construtivo

2.5.

Comunicação não verbal

2.6.

Técnicas para expressar opiniões e sentimentos de forma clara e respeitosa

2.7.

Comunicação em ambientes híbridos ou digitais

2.8.

Simulações com diferentes perfis (colega, chefe, cliente)

2.9.

Roteiros de comunicação eficaz

3.

Trabalho em Equipa (4h)

3.1.

Desenvolver a colaboração e cooperação em contexto de equipa

3.2.

Promover a confiança mútua e o respeito

3.3.

Características de equipas eficazes

3.4.

Papéis e responsabilidades

3.5.

Comunicação assertiva como fator de coesão de equipa

3.6.

Atividades Práticas: Dinâmicas de grupo para cooperação / Exercício de construção de consenso

3.7.

Casos Práticos e Estudo de Caso

4.

Gestão de Conflitos (4h)

4.1.

Identificar fontes comuns de conflito no trabalho

4.2.

Utilizar a comunicação assertiva na prevenção e resolução de conflitos

4.3.

Tipos e causas de conflitos

4.4.

Estilos de gestão de conflitos

4.5.

Técnicas de negociação e resolução assertiva de problemas

4.6.

Role-playing

4.7.

Análise de casos reais de conflitos mal geridos

Carga horária total: 16h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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