Ficha Técnica do Curso: Práticas de Comunicação Assertiva na Instituição
Refª: FB_417


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

000 - Formação de Base


Apresentação:

A comunicação assertiva é uma competência essencial no contexto educativo, contribuindo para relações mais equilibradas, empáticas e eficazes entre profissionais, superiores hierárquicos, crianças e famílias. Este curso visa capacitar os participantes com ferramentas práticas que promovam o respeito mútuo, a escuta ativa e a resolução positiva de conflitos, reforçando um ambiente institucional saudável e colaborativo.

Objectivos Gerais:

Desenvolver competências de comunicação assertiva em contexto institucional, melhorando a interação entre profissionais, gestão, pais e utentes, e contribuindo para um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Objectivos Específicos:

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

Reconhecer diferentes estilos de comunicação e aplicar comportamentos assertivos.

Melhorar a comunicação com colegas, superiores e famílias.

Prevenir e gerir conflitos de forma positiva.

Reforçar a cooperação e o espírito de equipa através da comunicação eficaz.

Destinatários:

Profissionais de instituições educativas e sociais, nomeadamente:

Educadores/as de infância

Auxiliares de ação educativa

Técnicos/as de apoio à infância

Coordenadores/as pedagógicos/as

Outros profissionais que trabalhem com crianças e famílias em contexto institucional


Programa:

1.

Práticas de Comunicação Assertiva (3h)

1.1.

O que é a comunicação assertiva? Diferença entre comunicação passiva, agressiva e

1.2.

assertiva.

1.3.

Benefícios da assertividade em contexto educativo.

1.4.

Barreiras à comunicação eficaz e como superá-las.

1.5.

Técnicas de escuta ativa e linguagem positiva.

2.

Como Comunicar Eficazmente com Colegas (2h)

2.1.

Comunicação entre pares: empatia, respeito e cooperação.

2.2.

Feedback construtivo entre colegas: como dar e receber.

2.3.

Prevenção de mal-entendidos e ruído comunicacional.

3.

Como Comunicar Eficazmente com Superiores Hierárquicos (2h)

3.1.

Comunicação vertical: como expor ideias e preocupações com clareza e respeito.

3.2.

Alinhamento de expectativas e feedback profissional

3.3.

Como pedir apoio ou expor dificuldades de forma construtiva.

4.

Como Comunicar Eficazmente com Pais (2h)

4.1.

A importância da relação educador–família.

4.2.

Comunicação nas diferentes fases do desenvolvimento infantil.

4.3.

Como lidar com pais difíceis ou excessivamente exigentes.

5.

Gestão de Conflitos (3h)

5.1.

Identificação precoce de sinais de conflito.

5.2.

Estratégias de mediação e resolução pacífica.

5.3.

Comunicação não violenta (CNV).

5.4.

Técnicas para lidar com situações de tensão entre colegas, pais ou outros intervenientes.

6.

Trabalho em Equipa (2h)

6.1.

Elementos de uma equipa eficaz.

6.2.

Comunicação e cooperação como base do trabalho em equipa.

6.3.

O papel da assertividade no reforço dos vínculos profissionais.

Carga horária total: 14h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira, Bragança, Évora, Faro, Olhão, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

B-Learning, Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:


Metodologias de Avaliação:


Recursos materiais e pedagógicos:


Espaços físicos:


Certificação:

FUTURBRAIN © 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.