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Boas Práticas na Gestão de Cobranças
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Apresentação
Este curso prepara os participantes para gerir eficazmente a conta de clientes, dominar técnicas de contacto presencial e telefónico, e aplicar estratégias de argumentação que aumentam a eficácia da cobrança. São ainda abordados os principais instrumentos e técnicas de gestão de cobranças, garantindo uma atuação mais assertiva e orientada para resultados.
Destinatários
Trabalhadores ativos que desempenham funções de gestão de clientes, contabilidade e áreas afins
Localidades
Vila do Conde - Instalações do cliente
Programa |
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1. |
Fundamentos da Gestão de Cobranças (4h) |
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1.1. |
Planeamento da cobrança: Identificar o tipo de interlocutor visado e Preparar a chamada ou o contact |
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1.2. |
Determinar objetivos da recuperação de crédito, por telefone, presencial |
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1.3. |
Evolução das boas práticas de cobrança: tendências e desafios atuais |
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1.4. |
Técnicas para alcançar um compromisso amigável de pagamento |
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1.5. |
Instrumentos e técnicas ao nível da gestão de cobrança |
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1.6. |
Responsabilidades do gestor de cobranças: ética, transparência e compliance |
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1.7. |
Atualizações legais relevantes (incluindo RGPD, prazos, direitos do devedor) |
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2. |
Estratégias de Comunicação e Negociação (4h) |
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2.1. |
O contacto telefónico, presencial ou por escrito |
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2.2. |
Determinar objetivos da recuperação de crédito, por telefone, presencial |
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2.3. |
ou escrito |
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2.4. |
Comportamentos a desenvolver – escutar, fazê-lo falar e argumentar |
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2.5. |
Identificar as características da argumentação em situação de cobrança |
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2.6. |
Estratégias de argumentação em cobranças |
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2.7. |
Construir/escolher argumentos adequados à situação de cobrança |
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2.8. |
Avaliar os meios e ultrapassar os obstáculos de comunicação |
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2.9. |
Antecipar objeções |
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2.10. |
Concluir, reformulando o acordo ou compromisso assumido com o cliente |
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2.11. |
Avaliar as forças e fraquezas dos argumentos |
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2.12. |
Personalizar as cartas de recuperação dos créditos em mora |
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| (Carga horária total: 8h) | ||||||||||||
Requisitos mínimos de participação |
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