Cursos de formação

Boas Práticas na Gestão de Cobranças
Refª: FB_453
Carga horária total: 8h


Apresentação
Este curso prepara os participantes para gerir eficazmente a conta de clientes, dominar técnicas de contacto presencial e telefónico, e aplicar estratégias de argumentação que aumentam a eficácia da cobrança. São ainda abordados os principais instrumentos e técnicas de gestão de cobranças, garantindo uma atuação mais assertiva e orientada para resultados.


Destinatários
Trabalhadores ativos que desempenham funções de gestão de clientes, contabilidade e áreas afins


Localidades
Vila do Conde - Instalações do cliente


Programa

1.

Fundamentos da Gestão de Cobranças (4h)

1.1.

Planeamento da cobrança: Identificar o tipo de interlocutor visado e Preparar a chamada ou o contact

1.2.

Determinar objetivos da recuperação de crédito, por telefone, presencial

1.3.

Evolução das boas práticas de cobrança: tendências e desafios atuais

1.4.

Técnicas para alcançar um compromisso amigável de pagamento

1.5.

Instrumentos e técnicas ao nível da gestão de cobrança

1.6.

Responsabilidades do gestor de cobranças: ética, transparência e compliance

1.7.

Atualizações legais relevantes (incluindo RGPD, prazos, direitos do devedor)

2.

Estratégias de Comunicação e Negociação (4h)

2.1.

O contacto telefónico, presencial ou por escrito

2.2.

Determinar objetivos da recuperação de crédito, por telefone, presencial

2.3.

ou escrito

2.4.

Comportamentos a desenvolver – escutar, fazê-lo falar e argumentar

2.5.

Identificar as características da argumentação em situação de cobrança

2.6.

Estratégias de argumentação em cobranças

2.7.

Construir/escolher argumentos adequados à situação de cobrança

2.8.

Avaliar os meios e ultrapassar os obstáculos de comunicação

2.9.

Antecipar objeções

2.10.

Concluir, reformulando o acordo ou compromisso assumido com o cliente

2.11.

Avaliar as forças e fraquezas dos argumentos

2.12.

Personalizar as cartas de recuperação dos créditos em mora

(Carga horária total: 8h)
 

Requisitos mínimos de participação

1. Habilitações académicas (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Não especificado

Grau académico máximo: Escolaridade Minima Obrigatória

2. Situação profissional

Todas as situações profissionais são admitidas.

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