Ficha Técnica do Curso: Trabalhos em Altura em Andaimes e Plataformas
Refª: FB_188


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados,
particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados e
que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho.

Como a execução de trabalhos em altura envolve risco específico para a segurança e
saúde dos trabalhadores, o empregador deve tomar as medidas necessárias para garantir
que aos trabalhadores é prestada informação e formação adequadas sobre os riscos
inerentes a este trabalho, atendendo aos equipamentos e técnicas utilizados.

Objectivos Gerais:

Conhecer os perigos e riscos inerentes aos trabalhos em altura,
as ferramentas e práticas para avaliar e controlar os mesmos,
por forma a garantir a sua realização em condições de
segurança.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Profissionais que executem ou pretendam executar trabalhos em
altura ou em profundidade, em situações de exposição a
potenciais quedas em desníveis superiores a dois metros.

Programa:

1.

Segurança nos Trabalhos em Altura em Andaimes e Plataformas (4h)

1.1.

Requisitos Legais

1.2.

Riscos inerentes aos trabalhos em altura

1.3.

Avaliação de riscos:

1.4.

Medidas de prevenção e proteção durante a realização dos trabalhos

1.5.

Utilização de proteções coletivas, individual, Vigilância e Supervisão dos trabalhos, sinalização

1.6.

Estruturas de apoio aos trabalhos em altura: andaimes, plataformas e escadas

1.7.

· Atuação em caso de acidente

1.8.

· Fator de queda

1.9.

· Simulação de situações práticas

2.

2. Formação Prática em Equipamento Específico (4h)

Carga horária total: 8h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Ovar, Setúbal, Vidigueira, Vila do Conde, Vila Real de Santo António, Vilamoura


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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