Ficha Técnica do Curso: Motoristas e Vigilantes de Transporte de Crianças com NEE
Refª: FB_314


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

WORKSHOP

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

O curso sensibilizará os participantes para o Transporte de Crianças com NEE e para a sua especificidade.

Objectivos Gerais:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:

• Conhecer as necessidades específicas de crianças com imaturidade de desenvolvimento; crianças hiperativas; crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva e Crianças com doenças crónicas;
• Saber atuar em caso de emergência;

Objectivos Específicos:

1. Caracterização das necessidades educativas especiais
- Crianças com imaturidade de desenvolvimento
- Crianças hiperativas
- Crianças com deficiência (Motora, Mental, Visual, Auditiva)
- Crianças com doenças crónicas
2. Primeiros Socorros

Destinatários:

Motoristas e Vigilantes de Transporte de Crianças com NEE

Programa:

1.

Conhecer e saber atuar em situações de emergência com crianças com NEE (12h)

Carga horária total: 12h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Felgueiras, ONLINE, Vila do Conde


Formadores:

Joana Gonçalves


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:


Certificação:

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