Ficha Técnica do Curso: Assistente Operacional de Ação Educativa (35h)
Refª: FB_298


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Aprendizagem

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

Os/as Assistentes Operacionais com funções de Ação educativa, são chamadas a desempenhar um papel na inclusão de todas as crianças, esperando-se que trabalhem colaborativamente com o educador, de forma a dar uma resposta adequada às necessidades das crianças, aos pais, etc. Estes orientam-se agora para o apoio a alunos, docentes e encarregados de educação, no desenvolvimento do projeto educativo da escola, conforme definido no Decreto-Lei nº184/ 2004, de 29 de julho.
O/as AAE desempenham um papel fundamental na inclusão das crianças a nível da infância, ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizar atividades, nos aspetos organizacionais em toda a escola e com uma missão muito importante que é de facilitar a comunicação da criança com NEE com as restantes crianças. Essa valorização das funções das AAE tornaram essencial a sua formação profissional como forma de garantir um bom desempenho das suas funções, de acordo com Decreto-Lei nº184/ 2004, de 29 de julho.

Objectivos Gerais:

No final da formação os formandos ficam aptos a:
• Exprimir-se, oralmente e por escrito, de forma a facilitar a comunicação com as crianças, os pais e com os profissionais de educação;
• Compreender as origens da educação de infância;
• Reconhecer alterações na saúde da criança;
• Compreender o crescimento e as fases de desenvolvimento infantil;
• Apoiar no desenvolvimento, cognitivo, psicomotor e socioafectivo da criança:
• Utilizar as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada grupo de crianças;
• Apoiar os profissionais de educação na planificação e execução de atividades lúdico-pedagógicas;
• Auxiliar nas tarefas de vigilância das crianças;
• Prestar apoio a crianças com necessidades educativas especiais e com dificuldades de aprendizagem.

Objectivos Específicos:

No final da formação os formandos ficam aptos a:
• Exprimir-se, oralmente e por escrito, de forma a facilitar a comunicação com as crianças, os pais e com os profissionais de educação;
• Compreender as origens da educação de infância;
• Reconhecer alterações na saúde da criança;
• Compreender o crescimento e as fases de desenvolvimento infantil;
• Apoiar no desenvolvimento, cognitivo, psicomotor e socioafectivo da criança:
• Utilizar as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada grupo de crianças;
• Apoiar os profissionais de educação na planificação e execução de atividades lúdico-pedagógicas;
• Auxiliar nas tarefas de vigilância das crianças;
• Prestar apoio a crianças com necessidades educativas especiais e com dificuldades de aprendizagem.

Destinatários:

Assistentes Operacionais com funções de Ação Educativa

Programa:

1.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – O PAPEL DO AUXILIAR DE AÇÃO EDUCATIVA (3,5h)

2.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DOS 0 AOS 6 ANOS (3,5h)

3.

COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO EFICAZ COM A CRIANÇA: A RELAÇÃO AFETIVA E PEDAGÓGICA (3,5h)

4.

SAÚDE INFANTIL E PRIMEIROS SOCORROS – TIPOS DE ACIDENTES E FORMAS DE ATUAÇÃO (7h)

5.

RELACIONAMENTO COM OS PAIS (3,5h)

6.

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIFICAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (7h)

7.

EXPRESSÃO PLÁSTICA, MUSICAL, DRAMÁTICA, CORPORAL, VERBAL E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS (7h)

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Funcionário público


Localidades:

Ferreira do Zêzere


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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