Ficha Técnica do Curso: Formação Contínua de Motorista de Pesados de Mercadorias
Refª: FB_023/DRET


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

A Formação Contínua de Motoristas tem por propósito contribuir para o aumento de conhecimentos e técnicas fundamentais quer para a compreensão do contexto económico da atividade empresarial quer para conhecer as boas práticas que contribuem para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

Esra formação é obrigatória, renovável de 5 em 5 anos para obtenção de Certificado de Aptidão de Motorista e Carta de Qualificação de Motorista, CAM e CQM.

Objectivos Gerais:

Obter a Carta de Qualificação de Motorista (CQM) para a condução de veículos pesados.

Objectivos Específicos:

Conhecer as características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização;
Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos;
Saber optimizar o consumo de combustível;
Ser capaz de assegurar uma carga respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo;
Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias;
Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho;
Saber prevenir a criminalidade e o tráfico de clandestinos;
Saber prevenir os riscos físicos;
Ter consciência da importância da aptidão física e mental;
Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados;
Saber adoptar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte;
Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de mercadorias e a organização do mercado.

Destinatários:

Pessoas titulares de carta de condução válida para veículos das categorias C e C+E e subcategorias C1 e C1+E, ou seja, motoristas de veículos de mercadorias.

Programa:

1.

Mecânica e Electrónica (7h)

2.

Condução Defensiva, económica e ambiental (7h)

3.

Regulamentação Laboral (7h)

4.

Regulamentação da Actividade (7h)

5.

Sinistralidade (7h)

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre 4º Ano (completo) e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira, Algoz, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Beja, Castelo de Paiva, Castro Verde, Celorico de Basto, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Esmoriz, Fafe, Faro, Felgueiras, Ferreira do Alentejo, Guarda, Guimarães, Instalações do Cliente, Leça da Palmeira, Lisboa, Maceda, Madeira, Maia, Mangualde, Matosinhos, Mealhada, Mértola, Mira, Monção, Moura, Murça, Negreiros, Oeiras, Olhão, Oliveira do Hospital, Ovar, Portimão, Porto, Póvoa de Varzim, Sabugal, Santa Maria da Feira, Santarém, Seia, Serpa, Sertã, Sever do Vouga, Silves, Sobrosa (Paredes), Tavira, Tomar, Torres Vedras, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Viana do Castelo, Vidigueira, Vila do Conde, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Paiva, Vila Real de Santo António, Viseu


Formadores:

Ana Carvalho, António Marques, Catarina Santos, Célio Dias, Fernanda Carvalho, Fernando Rodrigues , Filipe Araújo, Helena Cardoso, João Câmara, João Rodrigues, Jorge Correia, José Duarte, Leonel Rodrigues, Marina Ribeiro, Marta Pais, Raquel Moreira, Ricardo Lopes, Sérgio Freitas


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Nos diferentes módulos, de forma agrupada ou em cada um, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos incide na forma como cada formando/a atingiu os objetivos pedagógicos relativos a cada módulo.
Os critérios definidos correspondem aos objetivos específicos de cada módulo.
A avaliação dos critérios definidos é feita em termos de uma escala de percentagem convertível numa escala de níveis de 1 a 5. As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores. O aproveitamento no curso depende da obtenção de um resultado igual ou superior a 50% em todos os módulos que a constituem.

Tipo de Avaliação
a) De reação (final) – no final da ação de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do
Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Para certificação são Requisitos ter avaliação positiva a todos os módulos;Assiduidade igual ou superior a 80% do total da carga horária; Comportamento adequado ao papel de formando.
O Certificado é emitido a todos os formandos que obtiverem avaliação final positiva, que consiste no mínimo de Nível 3, apresentada na escala qualitativa:
5-Muito Bom – 4-Bom – 3-Suficiente 2-Insuficiente 1- Muito Insuficiente
Os pedidos de emissão do CAM comprovativo da formação contínua são instruídos com o certificado comprovativo da respetiva frequência, com aproveitamento.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.

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