Ficha Técnica do Curso: Formação inicial rodoviária para obtenção de CMTVDE
Refª: 01TVDE


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Dotar de competências técnicas dos participantes para o exercício da função de motorista de CMTVDE (UBER); que visa a melhoria da comunicação e relações interpessoais, o conhecimento das normas legais de condução, as práticas e técnicas de condução, o conhecimento da regulamentação da atividade e saber atuar em situações de emergência e primeiros socorros

Objectivos Específicos:

No final da formação os/as formandos/asficam aptos a:5

• Identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade, numa ótica de desenvolvimento pessoal, relacional e social, potenciando, desta forma, a existência de clima favorável na relação com os passageiros e com os demais utilizadores da via pública;
• Conduzir com segurança um veículo ligeiro de passageiros, com respeito pelos sinais e regras de trânsito, adotando técnicas de condução adequadas, de forma a aperfeiçoar a operacionalização dos conhecimentos de que é detentor.
• Fazer uma gestão racional do veículo, em termos de consumo de energia, efeitos poluentes e aspetos relativos à segurança, praticando uma condução alicerçada no conceito de condução defensiva. conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão de motorista de TVDE, e bem assim os aspetos mais relevantes da atividade de operador de TVDE.
• Reconhecer situações de emergência, aplicar procedimentos e adotar providências adequadas.
• Aperfeiçoamento prático da condução

Destinatários:

Ativos que pretendam desenvolver a a ativiade de TVDE (transporte em veículos descaterizados a partir de plataforma eletrónica, titulares da carta de condução há mais de três anos para a Categoria B, com averbamento no grupo 2

Programa:

1.

1 Comunicação e relações interpessoais (10h)

2.

2 Normas legais de condução (10h)

3.

3 Técnicas de condução (10h)

4.

4 Regulamentação da atividade (6h)

5.

5 Situações de emergência e primeiros socorros (8h)

6.

6 Condução individual de veículos (6h)

Carga horária total: 50h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira, Beja, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Nos diferentes módulos, de forma agrupada ou em cada um, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos incide na forma como cada formando/a atingiu os objetivos pedagógicos relativos a cada módulo.
Os critérios definidos correspondem aos objetivos específicos de cada módulo.
A avaliação dos critérios definidos é feita em termos de uma escala de percentagem convertível numa escala de níveis de 1 a 5. As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores. O aproveitamento no curso depende da obtenção de um resultado igual ou superior a 50% em todos os módulos que a constituem.

Tipo de Avaliação
a) De reação (final) – no final da ação de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do
Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:


Certificação:

Para certificação são Requisitos ter avaliação positiva a todos os módulos;Assiduidade igual ou superior a 80% do total da carga horária; Comportamento adequado ao papel de formando.
O Certificado é emitido a todos os formandos que obtiverem avaliação final positiva, que consiste no mínimo de Nível 3, apresentada na escala qualitativa:
5-Muito Bom – 4-Bom – 3-Suficiente 2-Insuficiente 1- Muito Insuficiente
Os pedidos de emissão do CAM comprovativo da formação contínua são instruídos com o certificado comprovativo da respetiva frequência, com aproveitamento.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.