Ficha Técnica do Curso: Condução Económica e Segura
Refª: FB_078


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Condução Económica e Segura

Objectivos Gerais:

Praticar uma condução segura e económica e ambiental, reduzindo a sinistralidade e o consumo de combustível.

Objectivos Específicos:

Identificar os fatores que influenciam o consumo de combustível
Identificar fatores que concorrem para maior rentabilidade na utilização do motor
Calcular corretamente as Distâncias de Segurança
Conduzir, utilizando adequadamente, os controlos do veículo de forma a maximizar a economia nos consumos e aumentar a segurança

Destinatários:

Motoristas de Transporte de Pesados de Mercadorias

Programa:

1.

Condução económica e segura (4h)

1.1.

Princípios Base da condução Eficiente ou Eco- Driving

1.2.

Vantagens

1.3.

Condução económica

1.4.

Fatores que influenciam o consumo de combustível

1.5.

Cadeia cinemática (motor, caixa de velocidades e eixo traseiro)

1.6.

Peso

1.7.

Forças e resistência

1.8.

Circulação Urbana: Fatores de Risco

1.9.

Obstáculos na circulação urbana

1.10.

Ações e Capacidades de um motorista

2.

Formação Prática Individual (4h)

2.1.

Formação Prática Individual

Carga horária total: 8h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albergaria-a-Velha, Batalha, Braga, Coimbra, Esmoriz, Mangualde, Marinha Grande, Matosinhos, Mealhada, Ovar, Paredes, Pombal, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Na formação teórica, é efetuada avaliação formativa através de teste individual e de análise de casos práticos.
A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática.
A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da componente teóprica, incidindo sobre todas as temáticas do curso.
A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos praticam condução em contexto real e são avaliados os seguintes aspetos quanto ao seu desempenho: Segurança, Técnica de Condução e Prevenção (Posição, Manuseamento do volante, Observação, distância de segurança mantida, Arranque da viatura,aceleração, travagem, transição dos pés nos pedais, utilização de caixa de velocidades, antecipação, consumos.
A prova prática é realizada na sessão prática.
As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.
Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.

Tipo de Avaliação
a) De reação (final) – no final da acção de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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