Ficha Técnica do Curso: Condutor/ Manobrador de Máquinas de Elevação e Transporte, Terraplanagem e Movimentação de Terras
Refª: FB_064


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Continua Ativos - Intra Empresa

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

O número de acidentes que envolvem máquinas de movimentação de terras, pode não ser muito elevado, mas tem frequentemente consequências bastante severas por se tratar de máquinas poderosas.
O condutor e a máquina são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos.
Respondendo aos requisitos legais sobre formação, a presente ação de formação pretende reunir competências no condutor/operador de máquinas de movimentação de terras sobre a identificação dos principais órgãos das máquinas, suas características e funções, incluindo o treino e aplicação de um conjunto de regras de segurança que devem estar sempre presentes.

Abordam-se as medidas preventivas e de proteção aplicáveis com o objetivo de promover a segurança e evitar o acidente ou, quando isto não for possível, pelo menos minimizar os seus efeitos.

A ação de formação não só permitirá maximizar a produtividade como também poderá constituir um meio de redução dos acidentes de trabalho, o que constitui uma mais-valia para a empresa.

Objectivos Gerais:

Dotar o/a formando/a de conhecimentos relativos à legislação aplicável à atividade, reconhecendo os riscos envolvidos na utilização do seu equipamento de trabalho para que possa agir em conformidade com os procedimentos de Segurança.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Operadores/as de máquinas de terraplanagem e responsáveis pela Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da empresa.

Programa:

1.

Segurança na Operação de Máquinas de Elevação e Transporte, Terraplanagem e Movimentação de Terras (4h)

1.1.

Segurança e Operação no equipamento

1.2.

Riscos e medidas preventivas a adotar

1.3.

Técnicas de Operação Segura

1.4.

Manutenção a cargo do Operador

1.5.

Legislação aplicável

1.6.

Relatório de Trabalho (Check list)

2.

Formação Prática Aplicada (4h)

2.1.

Verificação de níveis

2.2.

Inspeção do equipamento

2.3.

Ensaio fundamental dos sistemas

2.4.

Manobras de adaptação simples ao equipamento

2.5.

Dispositivos de Segurança: Monitorização e aplicação

Carga horária total: 8h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Alcantarilha, Amares, Ferreira do Alentejo, Madeira, Póvoa de Varzim, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Na formação teórica, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática. A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da componente teóprica, incidindo sobre todas as temáticas do curso. A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos devem em função da máquina a utilizar ser avaliados quanto ao desempenho das seguintes operações: Verificação da envolvente; Verificação dos Comandos; Operação da máquina; Parqueamento em Segurança; identificação de medidas preventivas.
A prova prática é realizada na sessão prática.
As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.
Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.

Tipo de Avaliação
a) De reacção (final) – no final da acção de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.