Ficha Técnica do Curso: Boas Práticas de Comunicação em Creche e Jardim de Infância (7h)
Refª: FB_044


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Continua Ativos - Intra Empresa

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

Boas Práticas de Comunicação em Creche e Jardim de Infância

Objectivos Gerais:

Desenvolver práticas assertivas de comunicação em creche e jardim de infância

Objectivos Específicos:

Gerir eficazmente a comunicação interna em Creche e Jardim de Infância
Comunicar eficazmente com o ambiente externo à Creche e ao Jardim de Infância
Definir e aplicar boas práticas na comunicação de acidentes e incidentes (interna/ externamente)
Planear e definir metodologia de comunicação dos resultados aos pais/ encarregados de educação

Destinatários:

A comunicação como ferramenta estratégica da organização
A comunicação para a gestão de assiduidades e pontualidade
A comunicação de acidentes e incidentes
• Acidentes
o Quem informar
o Como Informar
o Registo de Acidentes
• Incidentes
o Criticidade dos Incidentes
o Registo de Incidentes
o Comunicação interna e externa de incidentes
o Medidas Corretivas
• A comunicação nas reuniões de Pais
o Principais objetivos de uma Reunião de Pais
o A Família como participante
o As diferentes finalidades das Reuniões
o Como conduzir uma Reunião de Pais

Programa:

1.

Boas Práticas de Comunicação em Creche e Jardim de Infância (7h)

1.1.

A comunicação como ferramenta estratégica da organização

1.2.

A comunicação para a gestão de assiduidades e pontualidade

1.3.

A comunicação de acidentes e incidentes

1.4.

• Acidentes

1.5.

o Quem informar

1.6.

o Como Informar

1.7.

o Registo de Acidentes

1.8.

• Incidentes

1.9.

o Criticidade dos Incidentes

1.10.

o Registo de Incidentes

1.11.

o Comunicação interna e externa de incidentes

1.12.

o Medidas Corretivas

1.13.

• A comunicação nas reuniões de Pais

1.14.

o Principais objetivos de uma Reunião de Pais

1.15.

o A Família como participante

1.16.

o As diferentes finalidades das Reuniões

1.17.

o Como conduzir uma Reunião de Pais

Carga horária total: 7h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:

Maria Torres


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

FUTURBRAIN © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.