Ficha Técnica do Curso: Regulação Emocional em Crianças e Jovens
Refª: FB_386


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

A regulação emocional é uma aptidão fundamental para as
crianças, desenvolvendo-se principalmente através das interações sociais com pais,
educadores, auxiliares e colegas. A idade escolar é um momento em que as
crianças começam a explorar suas próprias emoções e a compreender as dos
outros. O ambiente escolar, além de ser um espaço de aprendizagem intelectual,
deve ser também um local de crescimento emocional. Nele, as crianças enfrentam
situações que estimulam emoções e relações interpessoais, e precisam do apoio de
educadores/auxiliares para desenvolver a capacidade de lidar com suas emoções e
as dos outros.

Objectivos Gerais:

Promover a literacia e regulação emocional e comportamental em
crianças e jovens.

Objectivos Específicos:

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido
os conhecimentos e desenvolvidas competências que lhes permitam:
- Explicar o conceito de emoção;
- Enumerar as emoções básicas e as respostas biológicas destas emoções;
- Identificar as diferentes fases do desenvolvimento emocional em crianças e
jovens;
- Compreender o conceito de inteligência emocional;
- Distinguir os vários tipos de vinculação e a sua relação com as respostas
emocionais;
- Identificar e desenhar estratégias de regulação emocional eficazes para
crianças e jovens;
- Enumerar as diferentes componentes do processo de comunicação;
- Identificar estratégias eficazes de comunicação com crianças e jovens e as
barreiras que podem surgir;
- Desenvolver recursos didáticos e outros materiais de intervenção para
promover a literacia emocional e regulação emocional com crianças e
jovens.

Destinatários:

Profissionais na área da educação.

Programa:

1.

As Emoções (3h)

1.1.

Origem das Emoções

1.2.

Respostas Fisiológicas associadas às Emoções

1.3.

Conceito e Processo de Emoção

1.4.

Tipos de Emoção

1.5.

Função das Emoções

1.6.

O Conceito de Inteligência Emocional

1.7.

Estimulação do Desenvolvimento de Inteligência Emocional

2.

O Desenvolvimento Emocional (3h)

2.1.

Competências Chave do Desenvolvimento Emocional

2.2.

Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Emocional

2.3.

Estimulação do Desenvolvimento Emocional

2.4.

Diferentes Etapas do Desenvolvimento Emocional

2.5.

O Conceito de Vinculação

2.6.

Diferentes Estilos de Vinculação e o Impacto na Forma como Crianças

2.7.

Jovens Experienciam as Emoções

3.

A Regulação Emocional (3h)

3.1.

O Conceito de Regulação Emocional e de Autorregulação

3.2.

A Capacidade de Autorregulação nas várias Faixas Etárias

3.3.

Fatores que Influenciam a Capacidade de Autorregulação

3.4.

O Ciclo Pensamento: Emoção-Comportamento;

3.5.

Como Lidar com Birras e Outros Comportamentos

3.6.

Diferentes Estratégias de Regulação Emocional

3.7.

Os Conceitos de Modelagem e Co Regulação

3.8.

Regular as Emoções

4.

A Comunicação Assertiva (3h)

4.1.

O Processo da Comunicação

4.2.

Adequação da Comunicação à Faixa Etária

4.3.

A Expressão Emocional como Forma de Comunicação

4.4.

Diferentes Estilos de Comunicação

4.5.

Regras e Limites

4.6.

Escuta Ativa

4.7.

Empatia e Mapa da Empatia

4.8.

Validar Emoções

4.9.

Barreiras à Comunicação

4.10.

Facilitadores da Comunicação

5.

Recursos Didáticos e Materiais de Intervenção (2h)

Carga horária total: 14h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

B-Learning, E-Learning, Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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