Ficha Técnica do Curso: Atendimento e Medidas de Prevenção e Segurança no Trabalho
Refª: FB_296


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

341 - Comércio


Apresentação:

Neste curso serão abordados temas fundamentais para o sucesso dos resultados da organização, nomeadamente a importância de um atendimento de excelência, e a segurança no que se refere aos Primeiros Socorros, ao combate a incêndios e ainda regras de proteção e prevenção, nas instalações da empresa.

Objectivos Gerais:

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:
-Reconhecer a importância do atendimento ao cliente para o desenvolvimento da atividade, enquanto fator determinante para a imagem da empresa, aplicando técnicas de atendimento adequadas a cada cliente e a cada situação, gerindo situações de conflito ou reclamações;
-Adotar práticas de trabalho seguras, de forma a protegerem a sua integridade física e psicológica, bem como o ambiente;
-Saber agir em caso de emergência de incêndio (saber atuar e utilizar corretamente o extintor, saber fugir);
-Prestar assistência a uma vítima de acidente ou de doença súbita, atuar corretamente até à chegada dos meios de socorro.

Objectivos Específicos:

 

Destinatários:

Ativos empregados

Programa:

1.

Atendimento de Excelência ao cliente (16h)

1.1.

O Atendimento ao cliente e a imagem da empresa

1.2.

A comunicação no atendimento: comunicação verbal e não verbal

1.3.

Os fatores de qualidade no atendimento presencial e telefónico

1.4.

A tipologia de clientes

1.5.

O processo de atendimento

1.6.

A gestão de situações de conflito ou reclamações

2.

Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida (12h)

2.1.

Sistema Integrado de Emergência Médica

2.2.

Exame Geral da Vítima

2.3.

Obstrução da via aérea

2.4.

Cadeia de sobrevivência

2.5.

Intervenções

2.6.

Emergências médicas

2.7.

Traumatologia

2.8.

Imobilização

3.

Medidas de Primeira Intervenção no Combate a incêndios (4h)

3.1.

O Triângulo do Fogo

3.2.

Propagação do Calor

3.3.

Classes de Fogo

3.4.

Agentes Extintores

3.5.

Processos de Extinção

3.6.

Os extintores

3.7.

Normas de Atuação em caso de Incêndio

4.

Formação Básica em Segurança (8h)

4.1.

Introdução à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) e Enquadramento Legal

4.2.

Princípios gerais em matéria de HSST na legislação (Código do trabalho)

4.3.

Riscos profissionais e Acidentes de trabalho

4.4.

Sinalização, Equipamentos de Proteção e Emergência

Carga horária total: 40h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Escolaridade Minima Obrigatória.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Póvoa de Varzim


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Formação à distância, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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