Ficha Técnica do Curso: Montagem e Desmontagem de Andaimes
Refª: FB_285


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Contínua Ativos

862 - Segurança e higiene do trabalho


Apresentação:

Montagem e Desmontagem de Andaimes - Tubulares

Objectivos Gerais:

No final da ação de formação os formandos devem se capazes de:
• As normalizações utilizadas nos andaimes tubulares
• Quais os procedimentos e regras básicas de segurança na montagem, utilização e desmontagem de andaimes
• Fazer uma melhor avaliação dos riscos envolvidos
• Quais as proteções individuais e coletivas indispensáveis
• Trabalhar nesta atividade de forma mais segura

Objectivos Específicos:

1- NORMALIZAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE ANDAIMES TUBULARES
• Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro - Aprova a revisão do Código do Trabalho;
• Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro - Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho;
• Decreto-Lei nº 103/2008 de 24 de Junho - Estabelece as regras a que deve obedecer a colocação no mercado e a entrada em serviço das máquinas bem como a colocação no mercado das quase-máquinas, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2006/42/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio, relativa às máquinas e que altera a Diretiva n.º 95/16/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Junho, relativa à aproximação das legislações dos Estados membros respeitantes aos ascensores;
• Decreto-Lei nº 50/05, de 25 de Fevereiro - Prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização de equipamentos de trabalho;
• EN - 12810 e EN - 12811 - Requisitos a que devem obedecer os andaimes (elementos de• segurança e ensaios).
2- PREVENÇÃO
• A importância da prevenção,
• Principais conceitos;• Boas práticas;
• IMPLANTAÇÃO EM OBRA A planificação;
• Documentação necessária associada a andaimes, nomeadamente o manual de instruções, os relatórios de verificação periódicos, formação, etc.;
3- AVALIAÇÃO DE RISCOS
• O conceito de risco
• Determinação dos riscos existentes
• Riscos mais comuns
• Avaliação das equipas de trabalho
• Métodos de trabalho mais eficazes
4- SEGURANÇA NA MONTAGEM, DESMONTAGEM E EXPLORAÇÃO DE ANDAIMES
• Procedimentos de segurança
• Regras fundamentais a ter em conta

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

1- NORMALIZAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE ANDAIMES (2h)

2.

2 - PREVENÇÃO (2h)

3.

3 - AVALIAÇÃO DE RISCOS (4h)

4.

4 - SEGURANÇA NA MONTAGEM, DESMONTAGEM E EXPLORAÇÃO DE ANDAIMES (4h)

Carga horária total: 12h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Não especificado.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público


Localidades:

Instalações do Cliente, Valongo, Vila do Conde


Formadores:

José Ricardo Oliveira


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Na formação teórica, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática. A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da componente teóprica, incidindo sobre todas as temáticas do curso. A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos devem em função da máquina a utilizar ser avaliados quanto ao desempenho das seguintes operações: Verificação da envolvente; Verificação dos Comandos; Operação da máquina; Parqueamento em Segurança; identificação de medidas preventivas.
A prova prática é realizada na sessão prática.
As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.
Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.

Tipo de Avaliação
a) De reacção (final) – no final da acção de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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