Ficha Técnica do Curso: Gestão de projetos + Microsoft project
Refª: FB_233


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

482 - Informática na óptica do utilizador


Apresentação:

A gestão de projeto é uma tarefa bastante complexa que é tratada com bastante seriedade pelas empresas atualmente.
Para o sucesso nessa tarefa, a ferramenta utilizada nesse esforço pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Nesta formação apresentamos uma das ferramentas mais usadas pelo mercado, o MS Project, demonstrando como preparar a ferramenta para seu uso adequado.

Objectivos Gerais:

Este curso tem como objetivos:
• conhecer os conceitos fundamentais de gestão de projetos;
• aplicar técnicas e ferramentas necessárias à gestão de projetos;
• realizar o planeamento, execução e controlo de projetos por meio de boas práticas existentes no mercado;
• estruturar e planear um projeto com o Microsoft Project;
• definir os recursos no planeamento de um projeto;
• executar tarefas de adaptação do Microsoft Project às suas necessidades específicas.

Objectivos Específicos:

Este curso tem como objetivos:
• conhecer os conceitos fundamentais de gestão de projetos;
• aplicar técnicas e ferramentas necessárias à gestão de projetos;
• realizar o planeamento, execução e controlo de projetos por meio de boas práticas existentes no mercado;
• estruturar e planear um projeto com o Microsoft Project;
• definir os recursos no planeamento de um projeto;
• executar tarefas de adaptação do Microsoft Project às suas necessidades específicas.

Destinatários:

Gestores de projetos, chefes de projeto e membros de equipas de projeto que pretendam desenvolver competências práticas de gestão de projetos com ferramentas eficazes.

Programa:

1.

Gestão de Projetos (21h)

1.1.

Conhecer os conceitos fundamentais da Gestão de Projetos: melhorar a performance do gestor no seio d

1.2.

Compreender o que é um Ciclo de Vida e quais as áreas de gestão de projetos a serem administradas po

1.3.

Como realizar as tarefas de Iniciação de um projeto

1.4.

Compreender a função do Planeamento e ser capaz de integrar diversos artefactos para contruir um pla

1.5.

Gerir o Âmbito de um projeto desde a elaboração dos requisitos até a definição dos deliverables a se

1.6.

Desenvolver Cronogramas de forma eficaz e otimizada

1.7.

Elaborar o orçamento de um projeto

1.8.

Identificar os principais recursos humanos e materiais necessários para a execução de um projeto e g

1.9.

Definir a qualidade dos deliverables e planear como alcançar os padrões necessários para o sucesso d

1.10.

Gerir os Stakeholders dos projetos de forma eficaz e em benefício dos projetos

1.11.

Coordenar o fluxo das comunicações necessárias face à execução dos projetos

1.12.

Gerir Riscos de forma eficaz para que as incertezas sejam minimizadas e as possibilidades de sucesso

1.13.

Identificar as principais atividades a serem realizadas por um gestor durante a Execução do Projeto

1.14.

Monitorizar e Controlar projetos de forma a acompanhar o seu desempenho e a reorientar as ações para

1.15.

Conhecer as principais atividades de Encerramento de um Projeto

1.16.

Conduzir o projeto de forma bem sucedida: a esfera de influência do Gestor de Projetos e respetivas

1.17.

Desenvolver um plano de ação pessoal para melhorar as suas capacidades individuais

2.

Microsoft project (14h)

2.1.

Introduzir o Microsoft Project como ferramenta de gestão de projetos

2.2.

Definir as atividades de um projeto

2.3.

Criar a estrutura de um projeto através de um referencial de cronograma e relação de atividades

2.4.

Alocar e definir os recursos

2.5.

Aprofundar as características de uma atividade

2.6.

Aprofundar as características de um recurso

2.7.

Analisar a alocação de recursos

2.8.

Resolver problemas de sobrecarga de recursos

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Alenquer, Aveiro, Beja, Póvoa de Varzim, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Misto


Formas de Organização:

E-Learning, Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

Os conteúdos deste website são propriedade de FUTURBRAIN. Concepção e desenvolvimento por Netflix - Innovation & Technology, Lda.