Ficha Técnica do Curso: Como Liderar uma Equipa em Teletrabalho
Refª: FB_223


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

090 - Desenvolvimento pessoal


Apresentação:

O Curso Como liderar uma equipa em teletrabalho surge na sequência de as empresas/instituições serem forçadas a encerrarem temporariamente os seus escritórios, como medida de diminuição de contágio de pandemias (COVID-19). Graças às novas tecnologias e ferramentas, é possível liderar equipas remotamente e permanecer conectado com os membros da organização em tempo real enquanto trabalha em casa para que os seus colaboradores possam continuar a desenvolver o seu trabalho com segurança e com a máxima normalidade possível através do teletrabalho.

Objectivos Gerais:

- Gerar e motivar a equipa em teletrabalho, demonstrando confiança;
- Criar dinâmicas de trabalho positivas entre a equipa;
- Definir objetivos de trabalho, contabilizar e otimizar o tempo.

Objectivos Específicos:

No final do curso os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar novas formas de trabalhar e produzir na sociedade da informação;
- Reconhecer as diferentes dimensões do teletrabalho;
- Identificar os benefícios, restrições, oportunidades de negócios da modalidade de teletrabalho;
- Interessar-se pela implementação de projetos de teletrabalho adequadas às necessidades reais da sua atividade profissional;
- Gerir o tempo e organizar o trabalho.

Destinatários:

Chefias em busca de melhorar o desempenho da(s) sua(s) equipa(s) em teletrabalho.

Programa:

1.

Motivação da Equipa (4h)

2.

Diretrizes para gerir equipas em teletrabalho (4h)

3.

5 Ferramentas para liderar equipas à distância (4h)

4.

Avaliação (2h)

Carga horária total: 14h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Beja, Instalações do Cliente, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

E-Learning


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

Na formação teórica, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo.
A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática. A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da componente teóprica, incidindo sobre todas as temáticas do curso. A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos devem em função da máquina a utilizar ser avaliados quanto ao desempenho das seguintes operações: Verificação da envolvente; Verificação dos Comandos; Operação da máquina; Parqueamento em Segurança; identificação de medidas preventivas.
A prova prática é realizada na sessão prática.
As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.
Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.

Tipo de Avaliação
a) De reacção (final) – no final da acção de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do Questionário de Avaliação Formador
b) De conhecimentos – formativa e sumativa (parcial e final)


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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