Ficha Técnica do Curso: Especialização para Vigilante de Transporte Coletivo de Crianças
Refª: FB_085


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

O transporte de crianças, pela sua natureza particular, exige dos profissionais envolvidos competências próprias que assegurem as necessárias condições de segurança.
As crianças são utentes vulneráveis no sistema de circulação pelo que no seu transporte seja assegurada, para além do motorista, a presença de um acompanhante adulto designado por vigilante, a quem compete zelar pela segurança das crianças.

Objectivos Gerais:

Compreender o papel do vigilante no transporte coletivo de crianças
Desenvolver atitudes e valores adequados ao transporte rodoviário de crianças em condições de segurança.

Objectivos Específicos:

Enquadrar a figura do vigilante em termos de estrutura legal e responsabilidades da função
Analisar o papel da criança no contexto rodoviário
Especificar o exercício da atividade de vigilante
Compreender a importância da Comunicação e relacionamento interpessoal no exercício da função
Identificar os procedimentos a adoptar em situações de emergência
Conhecer a legislação aplicável ao exercício da função.

Destinatários:

Assistentes Operacionais, Professores e outros profissionais responsáveis pela vigilância durante o transporte coletivo de crianças.

Programa:

1.

A Função de Vigilante de Transporte Coletivo de Crianças: enquadramento e responsabilidades (7h)

1.1.

A criança no contexto rodoviário

1.2.

O exercício da atividade de vigilante

1.3.

Comunicação e relacionamento interpessoal

1.4.

Procedimentos em situações de emergência

1.5.

Legislação aplicável.

Carga horária total: 7h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Armamar, Maia, Mértola, ONLINE, Póvoa de Varzim, Santa Marta de Penaguião, Vila do Conde


Formadores:

António Jaime


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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