Ficha Técnica do Curso: Conduzir e Operar o Trator em Segurança (COTS35)
Refª: FB_256


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

621 - Produção agrícola e animal


Apresentação:

Complementar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tratores em segurança, tendo em vista a melhoria do seu desempenho na via pública e na exploração e a redução da sinistralidade, de acordo com Despacho n.º 1819/2019 14 de fevereiro de 2019 - Secretaria de Estado da Proteção Civil.

Objectivos Gerais:

Identificar as principais causas dos acidentes com tratores em Portugal.
Identificar as principais disposições do código da estrada para a condução segura de veículos agrícolas na via pública e para operar na exploração, bem como disposições do código do trabalho.
Identificar os princípios a ter em conta para realizar uma condução segura na via pública e operar na exploração, bem como do cumprimento do código do trabalho.
Identificar as aptidões e o comportamento que o condutor de trator deve ter quando conduz na via pública e na exploração.
Identificar os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do trator.
Identificar o equipamento de segurança e de proteção que o trator deve ter.
Identificar o equipamento de proteção individual de um operador de trator.
Conduzir o trator com segurança na via pública e na exploração.
Conduzir o trator com uma máquina montada/rebocada em segurança na exploração agrícola.
Operar em segurança com a TDF (tomada de força) e um veio telescópio de cardans.

Objectivos Específicos:

Identificar as principais causas dos acidentes com tratores em Portugal.
Identificar as principais disposições do código da estrada para a condução segura de veículos agrícolas na via pública e para operar na exploração, bem como disposições do código do trabalho.
Identificar os princípios a ter em conta para realizar uma condução segura na via pública e operar na exploração, bem como do cumprimento do código do trabalho.
Identificar as aptidões e o comportamento que o condutor de trator deve ter quando conduz na via pública e na exploração.
Identificar os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do trator.
Identificar o equipamento de segurança e de proteção que o trator deve ter.
Identificar o equipamento de proteção individual de um operador de trator.
Conduzir o trator com segurança na via pública e na exploração.
Conduzir o trator com uma máquina montada/rebocada em segurança na exploração agrícola.
Operar em segurança com a TDF (tomada de força) e um veio telescópio de cardans.

Destinatários:

Tratoristas

Programa:

1.

0.Introdução ao curso (1h)

2.

1. Acidentes com tratores em Portugal (1h)

3.

2. Condução e prevenção rodoviária com veículos agrícolas - Código da Estrada, e normas aplicáveis (2h)

4.

3. Veículo seguro-Equipamento de segurança e proteção do trator - Código do Trabalho e normas (5h)

5.

4. Equipamento de proteção individual (2h)

6.

5. Conduzir e operar com o trator em segurança (8h)

7.

6. Conduzir o trator em condições perigosas e operar com órgãos ativos (9h)

8.

7. Avaliação (7h)

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Escolaridade Minima Obrigatória e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Albufeira, Almodôvar, Castro Marim, Felgueiras, Instalações do Cliente, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Misto


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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