Ficha Técnica do Curso: Gestor de Transporte nas Autarquias II
Refª: FB_210


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

840 - Serviços de Transporte


Apresentação:

Programar e organizar o serviço de transportes atendendo às suas características e requisitos técnicos, comerciais e ambientais.
Assegurar o desempenho da execução do serviço de transporte aplicando ferramentas de apoio à gestão, controlando a qualidade do serviço
Gerir de forma eficiente os recursos humanos e operacionais da entidade

Objectivos Gerais:

Programar e organizar o serviço de transportes atendendo às suas características e requisitos técnicos, comerciais e ambientais.
Assegurar o desempenho da execução do serviço de transporte aplicando ferramentas de apoio à gestão, controlando a qualidade do serviço
Gerir de forma eficiente os recursos humanos e operacionais da entidade

Objectivos Específicos:

Conhecer a regulamentação social nos transportes rodoviários relativa aos tempos de condução e repouso para veículos pesados. Fazer cumprir as regras aplicáveis no sentido de reduzir o número de infrações relacionadas com a regulamentação, otimizando o serviço prestado com uma gestão eficiente.

• Conhecer as regras de acesso e exercício da atividade de transporte rodoviário de mercadorias e passageiros.

• Identificar os principais custos na manutenção das viaturas.

• Avaliar a importância da Liderança na Gestão do Tráfego; Saber trabalhar bem, sob pressão; Construir soluções para a equipa e gerir com eficácia os conflitos da equipa; Reforçar a qualidade pessoal de cada membro da equipa; Desenvolver as competências do feedback; Desenvolver as Inteligências Emocional e Energética e gerir as emoções na equipa.

• Identificar os elementos do processo de comunicação; Conhecer a importância da perceção na comunicação humana; Desenvolver o processo relacional; Saber definir a passividade, agressividade, manipulação e assertividade; Técnicas de comunicação e relacionamento com o cliente.

• Conhecer a tipologia dos veículos, nomeadamente os limites de peso e dimensões; Sensibilizar para a adopção de regras para uma circulação segura; Conhecer as limitações impostas pelas restrições à circulação; Compreender a necessidade das operações de manutenção e das inspeções técnicas aos veículos

Destinatários:

Técnicos Superiores dos municípios da área dos transportes

Programa:

1.

Regulamentação Social (7h)

2.

Regulamentação da atividade (7h)

3.

Custos de manutenção das viaturas (7h)

4.

Organização do Serviço de transporte (7h)

5.

Liderança mobilizadora (4h)

6.

Comunicação e relacionamento (3h)

Carga horária total: 35h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre Não especificado e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Funcionário público
  • Estudante
  • Reformado


Localidades:

Guarda, Lisboa, Vila do Conde


Formadores:


Financiamento:


Horários de Formação:

Fim-de-semana, Laboral, Misto, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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