Ficha Técnica do Curso: Ética e Deontologia Profissionais
Refª: FB_091/0683


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação Modular Certificada

761 - Serviços de apoio a crianças e jovens


Apresentação:

A profissão tem como finalidade o bem comum e o interesse público, e tem uma dimensão social, de serviço à comunidade, que se antecipa à dimensão individual (na forma de benefício particular que se retira dela).
Todas as profissões implicam uma ética, uma vez que se relacionam sempre com os seres humanos.
A ética de cada uma das profissões depende dos deveres ou a «deontologia» que cada profissional aplique aos casos concretos que se podem apresentar no âmbito social e pessoal.
É assim, de extrema pertinencia que no exercicio da sua profissão o colaborador aproprie este código de conduta profissional de forma a convergir para uma norma comum de benefício coletivo.

Objectivos Gerais:

Desempenhar de forma ética a atividade profissional cumprindo as exigências deontológicas da função.

Objectivos Específicos:

Reconhecer as exigências ética associadas à sua actividade profissional.
Identificar os factores deontológicos associados à sua actividade profissional.
Reconhecer as suas próprias competências e funções.
Reconhecer as exigências éticas e deontológicas em relação aos seus colegas de trabalho, à própria organização e ao público externo.

Destinatários:

Ativos/as

Programa:

1.

0683 - Ética e deontologia profissionais (25h)

1.1.

Exigências éticas

1.2.

Factores deontológicos

1.3.

Exigências em relação a si próprio/a e às suas funções

1.4.

Exigências em relação aos colegas de trabalho

1.5.

Exigências em relação à organização

1.6.

Exigências em relação ao público externo

Carga horária total: 25h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre 6º Ano (completo) e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado


Localidades:

Ermesinde, Instalações do Cliente, Oliveira de Azeméis, Ovar, Valongo, Vila do Conde, Viseu


Formadores:

Ana Monteiro, Carla Filipe, João Bahia, Mafalda Matos, Teresa Azevedo


Financiamento:

POPH - Programa Operacional Potencial Humano
Eixo: 2 Tipologia de Intervenção: 3 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 8 POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Eixo: 1 Tipologia de Intervenção: 1.08

Horários de Formação:

Laboral, Pós-Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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