Ficha Técnica do Curso: Profissional de Banca nos Casinos
Refª: FB_070/TP


Modalidade de Formação:

Área de Formação:

Formação de Especialização

812 - Turismo e lazer


Apresentação:

A profissão de Profissional de Banca de Casinos é uma profissão regulamentada pela Lei 8/06 de 15 de Março e tem como objetivo final de formação, que os formandos tenham desenvolvido as competências necessárias ao exercício da profissão de PAGADOR DE BANCA NOS CASINO.
Os formandos aprovados ficarão habilitados a exercer a profissão de pagador de banca nos casinos, designadamente roleta, “black jack”, banca francesa entre outros, requerendo a manipulação de fichas, cartas, dados e outros materiais de jogo.

Objectivos Gerais:

No final da formação os formandos devem ter desenvolvido os conhecimentos, capacidades, atitudes e formas de comportamento necessárias ao exercício da profissão de Banca nos Casinos, designadamente conhecer os deveres e funções dos empregados de banca de Casino, Dominar regras e técnicas de execução de jogos de fortuna e azar legalmente autorizados; conhecer a legislação geral e regulamentação relativa à prática de jogos de fortuna e azar; Conhecer as funções de inspeção.

Objectivos Específicos:

Dominar as técnicas de acolhimento ao cliente, otimizando a qualidade do serviço prestado;
Compreender o fenómeno turístico e a tipologia dos turistas;
Conhecer e aplicar as normas de higiene e segurança no trabalho;
Utilizar o Inglês no contexto da profissão;
Conhecer a legislação geral e regulamentação relativas ao acesso, exploração, prática, controlo e inspeção de jogos de fortuna ou azar, bem como a regulamentação da profissão, regimes e carreiras, no âmbito da legislação laboral;
Compreender a estrutura organizativa de um Casino, assim como conhecer os deveres e funções dos empregados de Banca nos Casinos;
Dominar regras e técnicas de execução de jogos de fortuna ou azar legalmente autorizados e aplicar os procedimentos necessários ao controlo, fiscalização e pagamento em Banca nos Casinos.

Destinatários:

ACESSO/ REQUISITOS DE ACESSO

Idade mínima de 18 anos;
12º ano de escolaridade ou equivalente
Domínio da comunicação em língua inglesa e outra língua estrangeira (preferencial)
Reunir as condições de idoneidade necessárias ao exercício da profissão (Registo criminal)
Disponibilidade para a frequência de curso de formação

Programa:

1.

Relações Interpessoais (25h)

2.

Turismo (25h)

3.

Higiene e Segurança no Trabalho (25h)

4.

Inglês (25h)

5.

Legislação (50h)

6.

Serviços de Banca nos Casinos (175h)

Carga horária total: 325h

Requisitos mínimos de participação:

1. Habilitações académicas
Os formandos deverão possuir grau académico entre 12º Ano (completo) e Doutoramento.

2. Situação profissional (basta cumprir um destes requisitos)
A situação profissional dos fromandos deverá ser uma das seguintes:

  • Trabalhador por conta de outrem
  • Trabalhador independente / Trabalhador por conta própria
  • Desempregado
  • À procura do primeiro emprego
  • Estudante


Localidades:

Chaves, Espinho, Instalações do Cliente, Vila do Conde, Vilamoura


Formadores:

Carla Filipe, Manuel Martins


Financiamento:


Horários de Formação:

Laboral


Formas de Organização:

Presencial


Metodologias de Formação:

Ativa, centrada no/a participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de casos e trabalhos de grupo.


Metodologias de Avaliação:

A avaliação das aprendizagens realizadas por cada formando/a, como garante da qualidade da aprendizagem, é efetuada tendo por referência os objetivos globais e específicos da ação pelo que a forma e os instrumentos de avaliação a utilizar devem ser coerentes com os mesmos.
A avaliação das aprendizagens individuais contempla diferentes momentos e tipos de avaliação que facilitam a aferição das competências ao longo e no final do curso.
Assim, os/as formandos/as serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos, devendo ter aprovação na avaliação sumativa (Teste escrito/ Prova Prática) .


Recursos materiais e pedagógicos:

O material didático de apoio ao desenvolvimento das ações de formação abrangem meios de diversa natureza, nomeadamente material audiovisual, material informático e outros, de forma a assegurar o bom desenvolvimento da formação.

A Futurbrain Centro de Formação Lda. elaborou um programa pormenorizado ou Manual de Apoio ao/à Formando em que estão definidos os objetivos pedagógicos, os conteúdos programáticos desenvolvidos e o material de apoio, para que os/as formandos/as possam ter uma visão de conjunto da ação de formação e, se o desejarem, vir a aprofundar alguns dos conteúdos tratados.

O/a formador/a deve selecionar os recursos didáticos mais adequados à prossecução dos objetivos gerais e específicos previamente definidos, tendo em conta as características do público-alvo e os objetivos da ação de formação.


Espaços físicos:

Sabemos que o espaço formativo assume uma importante função pedagógica no desenvolvimento da formação, por isso as nossas Salas de Formação possuem sempre boas condições de luminosidade, ventilação, temperatura, insonorizarão e limpeza. Estão equipadas com mobiliário ergonómico e todos os recursos materiais e didácticos necessários. São espaçosas e amplas, de modo a viabilizar configurações facilmente adaptáveis a cada momento da formação, permitindo a comunicação e a realização de actividades e situações de aprendizagem diferenciadas.

Os locais de formação são de fácil acesso, apoiados por áreas de convívio, cafetaria e restauração.


Certificação:

Caso o/a formando/a obtenha aproveitamento no final do curso e tendo estado presente, no mínimo, em 90% da carga horária total da ação, é-lhe atribuído um certificado de formação profissional.
Caso não obtenha aproveitamento será atribuído um certificado de frequência da ação.
O certificado de qualificação profissional é emitido pela plataforma SIGO.

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